Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PORQUE CONFIAR EM POLÍTICOS? COMO CONFIAR EM POLÍTICOS?

Na semana passada o IBGE divulgou a sua pesquisa de opinião sobre o Índice de Confiança Social (veja) que é feito desde 2009 para avaliar e monitorar a evolução da confiança da sociedade nas principais instituições.

Como em 2009 e 2010, em 2011 a Família (90) foi a instituição com o maior indicador e os Partidos Políticos (28) Congresso Nacional (35) os menores indicadores.

Até aí nenhuma novidade, nem seria preciso fazer uma pesquisa!

Porém, ao tomar conhecimento dessa pesquisa surgiram para mim as duas perguntas acima. A primeira: PORQUE CONFIAR EM POLÍTICOS? Se a política fosse desnecessária, tudo bem, esqueçamos que existem estas pessoas chamadas polítcos. Mas, a política não somente é necessária, como é muito importante em qualquer sociedade.

Não existe DEMOCRACIA, sem política e por conseguinte sem políticos. Alguém se lembra da ditadura militar, ou de outras formas de totalitarismos no Brasil e em diferentes regiões do mundo? Para mim que vivi como jovem os anos 60 e 70 não tenho nenhuma dúvida:

VIVA A DEMOCRACIA!!! COM TODOS OS DEFEITOS QUE ELA TEM!!!

Por isso é importante para qualquer pessoa que tenha interesse em sua vida considerar a segunda pergunta: COMO CONFIAR EM POLÍTICOS?

Certamente se o político fosse de sua família ele seria confiável, mas isso não resolve nada.

Precisamos olhar para outras instituições que foram bem avaliadas: Corpo de Bobeiros (86), Igrejas (72), Forças Armadas (72), Meios de Comunicação (65) e Presidente (60) todos com indicador maior que 60.

De todos bem avaliados somente o presidente é um agente político claro. Com isso poder-se-ia dizer que não é propriamente o político mas são aquelas instâncias que estão desgastadas.

Mas são elas exatamente a garantia de que a democracia é viva, pois um país com presidente e sem congresso ou partidos nós já experimentamos e não gostamos.

Por isso eu volto a um ponto que tenho discutido aqui neste blog: como a política  nos interessa, cuidar do processo eleitoral nos interessa.

Penso que aqui esteja a questão: O COMO.

A nossa participação no processo eleitoral que começa agora não no ano que vem é a ÚNICA POSSIBILIDADE de avançarmos no Brasil.

Um comentário:

Rafael Duarte disse...

Caro Benedito,
Ler o seu texto me lembrou uma frase: "quem não gosta de política será eternamente governado por quem gosta". É impraticável na construção de uma sociedade, ter indivíduos passivos na articulação política e, principalmente, da sua fiscalização.
Rafael Duarte