Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

NATAL É POSSÍVEL

POLÍTICA E CULTURA


Natal é possível, porque não depende de nós, mas é uma iniciativa de um Outro.

O Natal é inciativa do Senhor, que invade a realidade humana para dizer a Boa Nova. O amor desse Outro nos indica que é possível a realização do desejo humano: a felicidade. O Natal é a resposta divina ao desejo humano. Esta é a Boa Nova.

Penso que isso deva nos ensinar algo, o tempo de Natal é um tempo de reflexão: como enfrentar a violência, as injustiças, os problemas sociais de nosso país que ainda são tantos.

Claro o desenvolvimento econômico é um ferramenta importante para isso, mas somente se vier acompanhada de diminuição da desigualdade. Porém, se isso por si só trouxesse felicidade os países ricos teriam na sua população somente gente feliz. São muitos os sinais inclusive pesquisas que mostram que não é assim.

Olhando para aquela cena imortalizada por tantos pintores famosos, nos vem a pergunta: qual a mensagem do presépio?

No Natal  o primeiro tema é a Espera.

O Papa Bento XVI disse que o homem é medido por aquilo que espera.
Ele falou que essa espera é uma dimensão normal da vida humana: “atravessa toda a nossa existência pessoal, familiar e social. A espera é presente em milhares de situações, das menores e mais banais às mais importantes, que nos comprometem totalmente e no profundo”.

Citou exemplos de momentos marcantes nesse sentido, como a espera dos pais pelo filho, a espera de um jovem pelo êxito em um exame decisivo ou em uma entrevista de trabalho; nas relações afetivas, a espera do encontro com a pessoa amada, da resposta a uma carta, ou da acolhida de um pedido de perdão.

Segundo o Papa, “pode-se dizer que o homem está vivo enquanto espera, enquanto em seu coração é viva a esperança. E por sua esperança o homem se reconhece: a nossa ‘estatura’ moral e espiritual se pode medir por aquilo que esperamos, por aquilo em que temos esperança”.

QUAL É A NOSSA ESPERA? SERÁ QUE ACREDITAMOS QUE SERÁ POSSÍVEL UM MUNDO MAIS FELIZ DO QUE AQUELE QUE TEMOS HOJE.

Qual a mensagem do presépio?

O segundo tema do Natal é a Fraternidade.

O Papa falou que a Fraternidade é necessária para uma vida plenamente humana.
Ele sublinhou a importância da fraternidade humana, tanto nas relações pessoais como em escala global. Bento XVI observou que "o belo ideal de fraternidade (...) encontrou no desenvolvimento do pensamento filosófico e político uma ressonância menor em comparação a outros ideais, como a liberdade, a igualdade, o progresso e a unidade".

"Este é um princípio que se manteve praticamente como letra morta nas sociedades políticas modernas e contemporâneas, especialmente por causa da influência de ideologias individualistas ou coletivistas", lamentou.

"No reconhecimento do que lhe é doado, o homem pode se abrir à ação da graça e entender que está destinado a desenvolver-se, não à custa dos outros, mas com eles e em comunhão com eles."

SERÁ QUE O NOSSO MUNDO DE HOJE APRENDEU DO PRESÉPIO QUE SOMOS TODOS IRMÃOS PORQUE FILHOS DE UM MESMO PAI? 

Para mim sempre me chamou a atenção que Jesus nasceu pobre e despercebido pelos grandes da época.

Qual a mensagem de Jesus nascido naquele presépio? 

Penso que nos ensina que não são necessárias grandes coisas para se ser feliz, nem mesmo que sejamos reconhecidos, mas cumprir aquela missão que nós recebemos, fazer aquilo para que fomos feitos.

O terceiro tema do Natal é a Pobreza e a simplicidade.

Pobreza e simplicidade em sentido cristão não é falta de bens materiais e falta de conhecimentos formais, mas o modo como possuímos o que é nosso. Será que temos a consciência do que é nosso no foi DADO, tem uma finalidade que não diz respeito somente a mim, mas como tenho uma tarefa, como sou fraterno, por isso sou pobre, ou seja, o que é meu está a disposição de construção de uma sociedade mais justa.

Assim o Natal nos ensina a viver a vida como espera de realização dos nossos grandes ideiais, que somos todos irmãos e o modo justo de nos relacionarmos é a fraternidade, que implica solidariedade e justiça social. 
Para que vivamos assim devemos ser pobres e simples, possuindo sem possuir, tendo para que todos possam ter. Vivendo a vida como a missão que recebemos de um Outro e que a nossa felicidade está na medida que damos a nossa vida em benefício dos irmãos.

COMO SERIA O MUNDO DA POLÍTICA SE O NATAL VALESSE TAMBÉM LÁ. NÓS DO GPC ACREDITAMOS QUE É POSSÍVEL PORQUE O NATAL TORNA ISSO POSSÍVEL.

NO DIA 25 É ISSO QUE QUEREMOS COMEMORAR A POSSIBILIDADE QUE POSSAMOS EXERCER A NOSSA TAREFA SOCIAL COM A CONSCIÊNCIA QUE O JESUS DO PRESÉPIO NOS DEU.

Nenhum comentário: