Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de abril de 2011

OS CEM DIAS DE GOVERNO DILMA: PORQUE AVALIAR?

Tenho ouvido muita gente dizer: a Dilma está governando bem! Fico pensando em que se baseiam para ter essa opinião?

Não consigo fechar uma avaliação. Positiva não é. Negativa, talvez seja precipitado porque faltam dados para concluir assim. Mas como é que essas pessoas conseguiram, o que falta de informação para mim?

Pesquisei no Google e no Twitter e coloquei reportagens de sites de três importantes órgãos de imprensa, coloco-os aqui para que você possa formar sua opinião também: folha, estadão e globo.

Considerando os títulos (os primeiros cem dias são marcados por calmarias na política e tensão na economia e inflação assombra e câmbio desafia) este início de governo foi marcado mais por incertezas na economia. Será que este governo será capaz de conter a inflação que esta aí?

Acho que nós brasileiros não estamos acostumados a julgar o que acontece na política, deixamos tudo nas mãos de especialistas.

Mas, quem são esses especialistas? O Kassab, que não é de esquerda nem de direita, nem de centro (ver a reflexão de semana passada), o pessoal do mensalão (veja relatório que confirma que o dinheiro usado era público), o presidente Lula que disse que iria provar que essa história de mensalão era tudo uma fraude. Quem será uma fraude? Os políticos ou nós que não temos uma opinião formada sobre os oito anos do governo Lula.

Muitas vezes para esse tipo de políticos do Brasil o que vale não são os fatos, mas as suas interpretações, o que sai na imprensa e a sua repercussão na população. Ai ficam em silêncio esperando que seja esquecido.

A nossa imprensa colabora para isso! Basta ver como as opiniões sobre o mesmo fato varia entre blogs de comentaristas políticos na dependência se são a favor ou contra um determinado governo. Se são a favor suas opiniões são sempre favoráveis, se são contra são sempre desfavoráveis.

COMO AFINAL CONCLUIR SOBRE OS PRIMEIROS CEM DIAS DO GOVERNO DILMA?

De fato isto ainda não é muito relevante porque realmente é pouco tempo, mas quando será? Quando forem duzentos dias, ou quinhentos, um ano ou quatro? Bom aí virá nova eleição e nos depararemos de novo "tendo" que votar em alguém. Aí iniciam-se, bem perto das eleições, novos debates e interesse pelo assunto.

Mas as coisas que interferem com a nossa vida só acontecem de quatro em quatro anos ou todos os dias?

A INFLAÇÃO QUE ESTÁ DESPONTANDO NA NOSSA VIDA OCORRE DE QUATRO EM QUATRO ANOS OU EM TODAS AS DECISÕES QUE O GOVERNO TOMA DIA APÓS DIA?

O que será que a presidente, ou melhor, presidenta (desculpe Dilma, ainda bem que não trabalho no governo dela) pensou quando saiu a pesquisa positiva de avaliação do seu governo? Será que ela ligou para o Guido Mantega e disse podemos ficar tranquilos com a inflação, vai ver ela nem existe, é só invenção da imprensa burguesa.

Eu penso que de fato ainda é muito cedo para uma opinião fechada sobre o resultado do governo Dilma, mas também penso que está na hora de nos acostumarmos a pensar todo dia sobre o que está acontecendo.

Ter uma posição espressá-la, mesmo que não seja na pesquisa de opinião, vale a pena, é um excelente exercício, vamos praticá-lo, a final de contas  ANO QUE VEM TEM ELEIÇÃO.

Nenhum comentário: