Semana passada eu li e parei para pensar quando me deparei com uma daquelas mensagens de cartomante que dizem: faço o amor perdido retornar em uma semana. A primeira coisa que me veio a cabeça é que este anúncio, como qualquer outro, indica que deve haver procura.
Claro, podemos dizer que uma pessoa apaixonada faz as coisas mais esquisitas, mas é difícil aceitar que uma pessoa possa pensar que aquilo que ela não consiguiu fazer a partir daquilo que é, seus encantos (ou não) próprios possa ser feito por outra pessoa. Ainda mais considerando que ela declara um poder não comprovado e que é capaz de interfererir na razão e sentimentos de outra pessoa com a qual não terá nenhum contato, a não ser um pelo ou pedaço de roupa. DÁ PARA ACREDITAR NISSO? TEM GENTE QUE ACREDITA!
Em seguida pensei, mas de algum modo é o que fazemos com a nossa vida e com a vida do nosso país. OS políticos de modo geral são uma espécie de cartomante a nos dizer: ME CONSULTE QUE CONSTRUO O PAÍS DO SEU SONHO EM UMA SEMANA. Se olharmos as campanhas políticas sob esse prisma veremos que é exatamente isso.
Também como no caso das cartomantes de ofício esses trasvestidos somente estão interessados nos benefícios financeiros que irão auferir. Que a promessa seja cumprida num caso ou no outro que eu saiba ninguém cumpriu.
É tão evidente que nos passam a perna quanto é no caso das cartomantes de ofício. O QUE FAZER?
Esta semama apareceu mais uma solução: O VOTO DISTRITAL. Com ele o eleitor vai saber em que votou e pela proximidade com o político a cobrança se fará com mais certeza.
Ainda que eu seja obrigado a admitir que muita gente de quem sou amigo e em quem confio muito pode neste momento esta apoiando esta proposta, não posso deixar de pensar que é uma nova proposta de cartomante.
O problema não é o sistema de eleição, ainda que este possa vir a ser melhorado, MAS NÓS OS ELEITORES.
Enquanto tratarmos o país como o amor perdido e colocarmos a solução não mão de um cartomante, ou melhor de um político, seja ele quem for, não haverá um sistema que de conta disso.
Junte-se a isso que boa parcela dessa "crença" vem da falta de educação, não no sentido de falar palavrão, mas que o nível educacional da nossa população esta muito aquém do necessário. ESTA SIM SERIA UMA REFORMA POLÍTICA MUITO NECESSÁRIA.
Você se lembra de como no debate da última eleição presidencial a necessidade de uma priorização da educação era um consenso entre os candidatos. Até onde percebi nada foi proposto até agora, nem mesmo pela oposição que poderia ter feito alguma proposta.
NÃO, VAMOS DISCUTIR O VOTO DISTRITAL, ESSE SIM UMA PRIORIDADE NACIONAL. DEVE TER SIDO VISTO NUMA BOLA DE CRISTAL.
Em relação ao voto distrital eu sei que ele tem os seus benefícios, que meus amigos sabem que ele não resolverá todos os problemas e não estão iludidos com isso. Penso que o voto distrital tem um grande problema: ele tende a transformar os problemas todos em problemas paroquiais, do meu bairro ou da minha região dependendo se um vereador ou deputado. Quem se preocupará com a cidade, com o estado, com o país.
Quem se preocupará com a EDUCAÇÃO ao invés da escola do meu bairro. Quem se preocupará com a Saúde ao invés do centro de saúde do meu bairro.
Deste modo aceitando essa proposta estaremos deixando em segundo plano aquilo que de fato é fundamental e nos preocupando com aquilo que é somente um remendo.
Essa minha preocupação não é um pensamento de uma coisa futura, pois se formos a Câmara Municipla de hoje ou Assembléia Estadual de hoje veremos que isso já ocorre muito frequentemente, são muitos os vereadores e deputados "distritais".
Deixo aqui minha contribuição porque penso que essa é a única maneira de não ficarmos nas mãos desses cartomantes da política. PARTICIPAR É A ÚNICA SAÍDA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário