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terça-feira, 13 de setembro de 2011

O QUE O ENEM TEM A VER COM CORRUPÇÃO NO GOVERNO?

NADA. OU MELHOR MUITO. Por que sim, por que não?

Desde semana passada com o resultado do ENEM 2010 por escolas muitas notícias tem sido veiculadas sobre o assunto. De modo geral nenhuma grande novidade: melhoramos, mas temos muito a melhorar (leia); as escolas privadas tiveram resultados melhores que as públicas (leia); as melhores escolas estão concentradas no sul-sudeste; e outros dados que no fundo apontam para uma única direção a educação não é de modo geral uma prioridade política no país (leia).

Sendo assim a corrupção na política seria mais causa que consequencia. Certo. Porém como vimos comentando no Blog o fato que a eleição de tantos corruptos tem como base maciça gente cuja a educação está muito abaixo do necessário, denota que isso reforça a presença destas pessoas na política.

Mas esse problema educacional não se restringe ao âmbito político, mas ao social como um todo. Na Veja desta semana Gustavo Ioschpe (Veja nº 2234) demonstrou que apesar do que muitas vezes nós pais que temos filhos em escolas privadas pensamos elas não são o nível de excelência imaginado.

Ele coloca um outro aspecto que merece a nossa reflexão, pois normalmente esses pais cujos filhos estão em escolas privadas pensam assim: o ensino público está ruim no país, mas felizmente este não é meu problema.

Aí é que reside o principal engano segundo ele: ONDE SÃO FORMADOS OS PROFESSORES DAS ESCOLAS PRIVADAS?

NA ESCOLA PÚBLICA.

Ou seja a questão da má qualidade do ensino público está vinculado a má qualidade no ensino privado. Os pais estão todos ligados entre si, ninguém neste caso pode dizer resolvi meu problema DANE-SE O RESTO.

Assim, maIs uma vez coloca-se a questão da nossa participação ou na política: ELA SEMPRE NOS ATINGE. Esse é somente mais um exemplo a que nós tapamos os ouvidos para não ouvir.

Certamente muita gente que está de algum modo sentindo o bom momento do país também pode do mesmo modo pensar. Estou com minha vida resolvida. Como no caso das escolas o problema volta para gente. Se sou um empresário o meu crescimento ficará restrito porque a infra-estrutura do país continua precária. Se tive condições do meu filho poder formar-se ele não encontrará emprego porque o nosso desenvolvimento está sendo desigual e não atinge a todos. E além disso, a face mais cruel do problema, a violência que é alimentada por essa falta de perspectiva de melhora para muitos jovens.

SOMOS UM POVO. NOSSOS PROBLEMAS SÃO NOSSOS. NÃO PODEMOS DELEGAR A NINGUÉM A SUA SOLUÇÃO E NEM IMAGINAR QUE PODEMOS NOS APOSENTAR DELES. DE ALGUM MODO OU DE OUTRO ELES NOS ATINGEM.

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