Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

NEM LULA, NEM FHC. NEM DILMA, NEM SERRA. O QUE IMPORTA É O POVO BRASILEIRO.

Esta semana após o meu último post fui interpelado por dois amigos, leitores do meu blog, mas que tem se sentido incomodados com as minhas críticas a membros do governo federal e por "inexistirem" críticas a outros governos ou partidos.

Um deles publicou um comentário a minha última postagem que sugiro leiam para entender a sua crítica (leia aqui). O outro sugeriu que eu falasse do livro privataria tucana e me indicou esse site que disponibilizo aqui para quem quiser procurar maiores informações (veja).

Eu já explicara para os dois e agora faço no meu blog que a intenção é o debate de idéias não o proselitismo partidário. Para explicar mais o que quero dizer vou me concentrar em duas idéias que sairam nos dois emails e que tenho buscado tratar neste espaço.

Em primeiro lugar eu sou filiado ao PSDB, mas não tenho o partido como referência para as minhas opções políticas. Não voto há algum tempo no PT porque a minha referência é o movimento de amigos do qual participo há alguns anos que é a CdO/GPC. O nosso principal critério político é a valorização da sociedade, da iniciativa social na busca de solução de problemas em detrimento das soluções estatais e estatizantes.

Em segundo lugar estou absolutamente de acordo com duas idéias que eles expressaram e que eu já abordei aqui: não foi o PT que inventou a corrupção e a imprensa nunca divulga notícia sem que algum interesse esteja sendo defendido ali, e muitas vezes esse interesse é dinheiro mesmo.

Mas onde está a divergência? No fato que eu realmente acredito nisso, não acredito em nenhum partido político, não é somente no PT, acredito que os políticos, seja quem for, erram como eu e qualquer pessoa humana.

Por isso nunca adotei como critério de análise política o partido, se a pessoa parece ética, se ela parece defender alguma idéia progressista, etc, que vejo muitas vezes são critérios de amigos meus que apoiam o PT porque acham (ainda) que lá estão os únicos bons da política.

Para mim o que vale é que as necessidades reais das pessoas, concretas, estejam sendo atendidas e se me parece que não estão, tento debater o porque aqui.

No meu último post falei da consultoria do ministro Pimentel. Se a imprensa é considerada tradicional, marrom, mal intencionada, como às vezes tenho escutado, não é para mim a questão central, mas se é verdade ou não que o Pimentel recebeu 2 milhões de reais por uma consultoria aparentemente desnecessária e que cheira a tráfico de influência. Esse para mim é o ponto, não estou querendo dizer vejam o PT ou a Dilma são corruptos, simplesmente colocar a pergunta para que serve a política?

Para o enriquecimento de quem quer que seja?

Não a política é um serviço para o bem comum, ou seja do povo brasileiro com os seus problemas quotidianos. Para mim um partido que é estatizante, que considera o privado como algo de segunda categoria (exceto quando preenche o meu bolso), que a solução  somente pode vir do Estado, faz um desserviço maior que qualquer outro partido.

Assim tenho escolhido os temas pela repercussão que tem na mídia, para debater essas idéias que são a minha referência e não me interessa proseletismo político.

Me interesso pelo FHC tanto quanto pelo Lula, pela Dilma tanto quanto pelo Serra ou Aécio. Me interesso é pelo povo brasileiro do qual fazemos parte: alguém já atuou para prevenir os malefícios das chuvas que já começaram?

Que interessa PT ou PSDB se as pessoas continuam morrendo porque ninguém resolveu usar o recurso público ou privado para atender essas necessidades ao invez de ficar com os bolsos cheios de dinheiro por falsas consultorias?

VIVA O POVO BRASILEIRO! 

2 comentários:

Anônimo disse...

OI Benê, obrigada por este espaço de diálogo e reflexão. Muitas vezes utilizo algumas matérias de seu blog para discutir com os jovens do CEDUC Virgilio Resi. Eu também utilizo como critério para julgar a realidade a experiência religiosa à qual pertenço, e não o partido político. Isso é interessante porque posso transitar em todos os ambientes sem ficar refém de nenhuma ideologia. De fato, a verdadeira amizade é o maior patrimônio da humanidade. Obrigada pela sua amizade. Aproveito para desejar um Feliz Natal para todos. Abs. Elenice

Erivelton Geraldo Nepomucemo disse...

Olá Bené, o seu texto tocou o ponto central: Viva o Povo Brasileiro. O comentário da Elenice: "Eu também utilizo como critério para julgar a realidade a experiência religiosa à qual pertenço, e não o partido político. Isso é interessante porque posso transitar em todos os ambientes sem ficar refém de nenhuma ideologia." também foi muito feliz.

Acredito que nesse tom, o seu blog continuará importante referência para várias comunidades, entre elas o CL. Espero que em futuros posts, casos de corrupção que afetem qualquer partido sejam objetos de sua reflexão.

Feliz Natal!!