Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de março de 2012

TORCIDAS DE FUTEBOL E A MORTE DO CHICO ANYSIO

Esta semana aconteceram duas mortes  tão  drasticamente  diferentes que me levaram a refletir e escrever esta postagem. A morte de um torcedor do Palmeiras, Guilherme Vinícius de 19 anos,  numa briga com a torcida do Corinthians em São Paulo e a morte do humorista Chico Anysio com 80.

Chico morreu em consequência de problemas cardíacos, após mais de 60 anos de carreira nos fazendo rir.  Guilherme  Vinícius  morreu  em  consequência da violência que existe nos campos de futebol e sua morte ocorre numa idade em que certamente tinha muitos planos sobre o futuro e não tem nada de engraçado.

Os dois casos devem ter deixado  pessoas tristes.  Nenhuma diferença pode cancelar a dor de uma morte.

Porém, num caso resta o consolo de uma vida intensamente vivida e com uma marca clara: ter levado alegria a milhares de pessoas por anos. No outro, somente resta a raiva de como uma vida pode ser tirada de modo tão precoce e tão sem sentido.

A vida de Chico introduziu alegria através do humor dos seus mais de 200 personagens diferentes.

Mas o que faz da vida algo carregado de humor, alegria e contentamento e quase ao lado um lugar de ódio gratuito, imbecil e violência?

Que sentido ela tem? Para poder existir humor algum sentido deve ter sido intuído por Chico. Não sei o que era, mas sei que existia e que muita gente deve ter aprendido dele.

A violência, seja qual for, é sempre falta de sentido e nunca ensina nada para ninguém.

Nos dois casos escolhas foram feitas. Num caso pela vida, no outro pela morte. As nossas escolhas também podem levar a mais vida ou a mais morte. Como fazê-las?

Uma boa dica que vem da vida e da morte dessas duas pessoas é que dar de si com humor, buscando introduzir alegria na vida dos outros sempre será uma boa escolha. Brigar com alguém pela diferença que tem comigo NUNCA INTRODUZIRÁ NADA DE BOM SEJA NA VIDA DESSE OUTRO, SEJA NA MINHA.

RESPEITA BRASIL.

Nenhum comentário: