Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de abril de 2009

07 de abril - Dia Mundial de Saúde

SAÚDE/POLÍTICA E CULTURA

Dia Mundial da saúde - o que comemorar?
São mais de 20 anos do nosso sistema único de saúde (SUS). Os avanços no setor são incontáveis, seja em termos da população realmente atendida, seja dos cuidados prestados, que vão das tecnologias mais simples (curativo e injeções por exemplo) às mais complexas (transplantes e cirurgias cardíacas por exemplo).

Existe algo, porém, que devemos refletir e que me parece ser um ponto muitas vezes esquecido, por isso mesmo acaba sendo a causa de muitos males do nosso SUS.

Ele é nosso, da população brasileira. Não é dos governantes, nem mesmo dos profissionais de saúde, que como eu trabalhamos buscando que cada dia ele seja mais o SUS que queremos.

Ele é nossso quer dizer que é fruto antes de mais nada da sociedade brasileira, fato esse esquecido muitas vezes por nós mesmos, o povo brasileiro.

Espero que esse dia 07 de abril sirva entre tantas coisas que serão faladas e reflexões que serão feitas, como um momento de conscientização de nós brasileiros de que o SUS é nosso e que assim devemos estar mais atentos a sua evolução e participarmos mais das decisões relativas a ele.

Nenhum comentário: