Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

BRASIL E EUA: quem é melhor?


POLÍTICA E CULTURA

Na Veja de semana passada foi feita uma análise de como o mundo e, especialmente, o Brasil sairá da Crise. Entre os artigos um muito interessante é o que faz a comparação da evolução dos países da América Latina com EUA e Canadá( Em busca do tempo perdido de André Petry - edição 2130 - revista Veja - 138 a 144) quanto aos motivos que levaram a diferença de riqueza entre eles. Neste artigo é mostrado o gráfico acima que informa que América Latina e Brasil tinham PIB per capita igual ou próximo à EUA e Canadá até o início do século XIX. A partir de então há um crescimento totalmente diferenciado fazendo que dois séculos depois a diferença fosse tal, que o PIB per capita deles é 5 vezes maior que o nosso.
Apresenta e discute todas as hipóteses do porque da existência desse fosso, analisando as razões sociais, culturais (inclusive as diferenças religiosas muitas vezes citadas) e econômicas. Conclui citando o que considera os dois principais fatores:
Educação do Povo: "Entre os economistas, sociólogos e historiadores, há controvérsia sobre os fatores decisivos para o desenvolvimento, mas existe o consenso de que, sem educação, não há avanço"
Intituições políticas e econômicas - democracia: "Eis um favor decisivo: instituições, para produzir efeito, precisam ser absorvidas. Sem a intermediação da política, elas não desabrocham".

Ainda que não concordemos com todas opinões citadas nestes artigos (leia e faça sua opinião e a escreva para mim) consideramos fundamental a importância dada a educação e a política (democracia). Porém, os artigos pecam num ponto que temos levantado neste blog e que é motivo da enquete ao lado, de que se estamos saindo, é da crise econômica, mas da crise ética (ou seja dos valores, da cultura) que levou a esse consumo desenfreado estamos longe até de compreendê-la. Sendo assim, a educação é fundamental, porém não existe povo educado sem que haja na base uma concepção de homem que a sustenta, ser educado é ser humano, mas isso não se compreende mais em nossos dias.
Quanto a política, evidentemente não é possivel uma política que seja uma real contribuição para o povo se não há homens (alguém que considera que o seu bem está no bem do outro por exemplo), e a existência de homens está vinculada a cultura que é o chão onde ele cresce.

Por isso, propomos política e cultura, ou seja, uma política que nasça de uma cultura verdadeiramente cristã, fraterna e social, como a nossa forma de contribuirmos ao desenvolvimento social e político de nosso país.

Hoje é o início da primavera, mas também dia internacional da paz. Que este início da época do ano na qual florescem as flores, seja o início dessa flor que todos queremos, A PAZ, que é fruto da justiça, que não é possível sem uma ação política verdadeira e engajada de todos nós.

Venha participar conosco.

Um comentário:

Renato NF disse...

Excelente artigo!
Acredito também que a Educação é a chave para o desenvolvimento do país e das pessoas que nele vivem.

Uma educação que aguçe o olhar crítico das pessoas para que elas possam julgar melhor e dar juízos mais justos sobre a vida, o trabalho, a politica e outros.

Seguimos firmes em nossa missão no GPC!

Forte abraço

Renato BF