Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2011

AVIAÇÃO, BRASIL, TERRA: SOCORRO O PILOTO SUMIU!

Na semana passada a revista Veja (nº2219, pag. 99-106) trouxe duas reportagens falando sobre dois acidentes aéreos ocorridos no Brasil, o do voo da Air France AF 447 e o do avião da Gol que se envolveu num acidente com um avião Legacy. O que fica claro nos dois casos é que apesar de todo o aparato tecnológico disponível certas decisões dependem de pessoas: no primeiro caso do comandante e co-pilotos e no segundo dos pilotos e dos controladores.

O segundo artigo sobre o acidente com avião da Gol volta ao tema de uma área descoberta de controle aéreo entre Brasília e a região Norte do país. Segundo o artigo, em 2010 ocorreram 24 situações de quase acidente contra 43 no mesmo período nos EUA. A comparação é entre o espaço aéreo de Brasília e o dos EUA, o qual possui o maior espaço aéreo do mundo. Além disso, situação dos controladores está longe de ser resolvida.

ASSIM SÓ NOS RESTA DIZER: SOCORRO O PILOTO SUMIU!

Claro que minha primeira tentação foi avaliar rapidamente a minha necessidade de viajar de Brasília para alguma cidade da região Norte. Será que é assim mesmo? É evidente que como cidadão brasileiro a resposta é NÃO.

É problema meu como de cada cidadão brasileiro.

A situação do Brasil, apesar do excelente momento econômico que vivemos nos últimos anos, é mais ou menos a mesma. Dá vontade de falar: SOCORRO O PILOTO SUMIU!

Não precisa nem falar que um componente importante deste piloto, que no caso de nossa sociedade é o Estado Brasileiro, a nossa presidente de fato sumiu. Não sei se é para compensar o tanto que o seu apoiador e predecessor falou e fala, mas nunca antes na história deste país houve um presidente assim.

Está certo que a situação de um seu escudeiro muito importante vai de mal a pior, mas é nesta hora que gostaríamos de ver uma posição clara ser tomada. Palocci, sai ou fica? Se fica, porque? Não me venha com conversa fiada. Se a presidente acredita que não houve tráfico de influência que declare, se não acredita que demita (escrevi isso aproximadamente às 16 horas, depois descobri que essa decisão se efetivara)!

Não adianta vir o predecessor falar que é tudo culpa da imprensa mal intencionada, porque não é. Não adianta dizer que é culpa da oposição que está usando de um fato secundário para ganhar espaço político, porque não é verdade.

Para tentar melhorar a situação o predecessor procurou apoio em quem? Gente da melhor qualidade: Renan Calheiros e José Sarney, que se solidarizaram com Palocci, porque eles também foram "vítimas " de processos semelhantes. Eles disseram que apesar disso renasceram. Que coisa bonita!

A vontade também nesse caso é dizer: SOCORRO O PILOTO SUMIU, SUMIU O GOVERNO, SUMIU O CONGRESSO NACIONAL E O JUDICIÁRIO/ MINISTÉRIO PÚBLICO NEM SE FALE!

Por último, dentro desse mesmo tema,  depois de refletir sobre o Brasil, devemos pensar também na nossa casa principal, o nosso planeta Terra. Em 2011 chegaremos a 7 bilhões de habitantes segundo reportagem desta semana da revista  Época (nº681, pag. 87 a 110).

Novamente entraremos num período onde Malthus será lembrado. De um lado, os que dirão que como ele errou no passado a sua postura, mesmo que atualizada por novos problemas, está sempre equivocada. De outro, aqueles que atualizarão as suas idéias, esquecendo que, se ele falhou, eles também podem falhar.

O importante tanto em um caso, como no outro, é avaliar o porque ele falhou.

Independente de quaisquer explicações mais profundas, falhou porque a humanidade foi capaz de resolver um grande problema: alimentação suficiente para todos. Esse uso do meio ambiente presente na chamada revolução verde está por trás de muitos dos problemas que hoje são a pauta dos novos Malthus.

Qual seria esse passo que a humanidade deveria dar para resolver os problemas que nos colocam novamente no dilema: terra ou gente?

Essa proposta já está desenhada há mais de 20 anos e foi formuldada assim:  ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações   http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm) e se chama SUSTENTABILIDADE.

Diante dessa situação mundial podemos também dizer SOCORRO O PILOTO SUMIU, somente que nesse caso o piloto é muito mais complexo. Basta olhar a conferência de Copenhague em 2009 (ver), que resultou num quase total fracasso. No caso brasileiro poderíamos acrescentar a votação do novo  código florestal (Novo código florestal ou porque não usar sacolinha de plástico), que por sinal ainda não foi concluído.

Olhando a partir dos nossos problemas e constantando que de algum modo eles se repetem em nível mundial podemos chegar a uma nova conclusão: na vida é como na aviação, a tecnologia contribui na solução de problemas, mas ela nunca dispensou, nem parece que dispensará o elemento mais importante em toda história, em toda a sociedade: A PESSOA, O POVO.

Nenhum comentário: