Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2011

CORRUPÇÃO? MAIS UM CASO? CULPA DA IMPRENSA!!

Mais um caso de corrupção no governo federal! Coisa pequena o ministro pegou carona num jato particular para uma viagem oficial. Qual o problema foi somente uma caroninha. A corrupção pode ter tamanho? Será que foi somente uma caroninha? Aqui reside o problema: o que faz com que um ato seja corrupto é a extensão do desvio?

Não, a corrupção é que se use de algo fora da sua finalidade. Poderia até não envolver ganho de dinheiro, embora na maior parte das vezes envolva. Mas o que importa é que se use  de algo fora da sua finalidade. Usou ou não usou?

Essa é a primeira pergunta. A outra quase imediata é de quem é a culpa?

Sábado participei de um evento onde foi feita uma homenagem a Paulo Freire, quem foi recebê-la foi a viúva, Ana Freire. Uma pessoa bacana! Porém, me chamou a atenção  o que ela falou sobre as demissões de ministros ocorridos no governo federal.

Culpa da imprensa golpista! IMPRENSA GOLPISTA?!

Sinceramente eu consigo entender que a imprensa veícula informação de modo ideológico. Ela tem seu interesse e defender ou atacar um governo faz com que tenha mais ou menos dinheiro. É igualzinho aos motivos da corrrupção no governo: GRANA.

Mas porque é culpa da imprensa? Houve desvio de dinheiro ou não? Parece que sim!

Em todos esses casos e em muitos outros que nós nem descobriremos, o problema é que eles sejam revelados pela imprensa ou que existam?

Por mais respeito que tenha por Dona Ana (embora eu não a conheça) ou por outras pessoas boas como ela e pensem da mesma maneira, MAS PORQUE A CULPA DA CORRUPÇÃO É DE QUEM A REVÊ-LA?

Se a pessoa (ou a imprensa) é honesta ou não, não tem a ver com os fatos. Eles existiram? Houve mau uso de recurso público ou não?

Que a presidente Dilma, ou qualquer político que seja, diga que a culpa é da imprensa ou das ONG's, é a tentativa política de sobrevivência, mas que alguém possa acreditar nessa bobagem, é demais.

Hoje dia 15 de novembro é comemorada a República, a res publica, aquilo que é público, do povo. Indica que é de todos, de cada um de nós. Não quer dizer que é de ninguém, quer dizer que é de todos, de cada um por isso é de todos.

Hoje houve mais uma manifestação contra a corrupção. Não sei quantas pessoas estavam lá. Se foram poucas, quer dizer que agora há uma aceitação do que ocorreu neste ano?

Não, se alguém disser isso evidentemente é mentira. O cansaço pela corrupção sim pode ser a causa, mas não aceitação, basta ouvir as pessoas, basta ouvir a verdade.

Assim, para que haja uma república de fato a primeira coisa importante é a VERDADE. Não me venham dizer que a culpa é da imprensa, que as pessoas não acham que existe corrupção no governo, tanto quanto não é verdade que foi o PT que inventou a corrupção.

São  escolhas. Nesse 15 de Novembro vamos optar pelo bem público, o bem de todos, que depende de cada um de nós.

Nenhum comentário: