Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de novembro de 2011

DILMA, LUPI E A COMISSÃO DA VERDADE

A Presidente Dilma sancionou lei que cria a Comissão da Verdade na sexta-feira dia 18/11 quase ao mesmo tempo em que o caso do ministro Lupi caiu no esquecimento (leia).

A Comissão foi criada com a finalidade de investigar os crimes e abusos contra os direitos humanos cometidos no país entre 1946 e 1988.

O Brasil vinha sofrendo pressão internacional para a sua criação, sendo que a maior parte do países latino-americanos já criara comissões semelhantes.

A presidente Dilma disse que a aprovação da Comissão é um "passo decisivo" na consolidação da democracia brasileira. Para a Organização das Nações Unidas (ONU) a criação da Comissão, "há muito tempo aguardada", é um "passo importante para desvendar a verdade sobre as violações aos direitos humanos passadas".

Mas a quem interessa de fato a sua criação?

Normalmente fatos como esse caem no esquecimento e permanecem assim até que ocorra algum fato cuja atenção é chamada pela imprensa, como tem ocorrido no caso dos desvios ocorridos na administração federal.

Mas cadê que alguém está reclamando do fato do ministro do trabalho ter permanecido no seu posto, mesmo após ter sido pego em mentiras feitas num ambiente público como uma comissão parlamentar?

Que crimes contra os direitos humanos não podem cair no esquecimento todos concordamos, mas qual a melhor medida para combater crimes e abusos? Esclarecer claro, mas se não há punição no momento de que adianta recordar fatos que ocorreram entre 64 e 23 anos?

Mas não seria melhor esclarecer crimes e abusos contra os direitos de ter casa, escola, saúde e trabalho e que os milhões de reais desviados na administração pública brasileira contribuem para que não sejam atendidos até hoje para a maioria dos brasileiros?

Não seria melhor cria a COMISSÃO DA VERDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA para esclarecer e punir todos os crimes e abusos que ocorrem nela?

Mas isso não dá ibope e por isso é melhor deixar o ministro Lupi no lugar em que está.

A quem interessa? Qual verdade interessa na ADMINSTRAÇÃO  PÚBLICA BRASILEIRA?

Nenhum comentário: