Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

DE QUEM É A CORRUPÇÃO? DA DIREITA OU DA ESQUERDA? POR UMA ÉTICA NA POLÍTICA!

Já comentamos aqui anteriormente que no Brasil de hoje, com a múltiplas alianças políticas que são feitas é muito difícil dizer quem é de direita quem é de esquerda (Para que servem os partidos políticos?). Parece que tudo está conforme  o prefeito de São Paulo Kassab que não de esquerda, nem de direita e nem de centro, pois era favor do Brasil.

É a transcrição do pensamento político da maioria dos políticos brasileiros, que em nome da governabilidade justificam quaisquer alianças, e tudo fica igual. Afinal qual a diferença entre os  diferentes partidos políticos? Praticamente é: quem está no poder ou fora dele.

Dentro deste quadro a Folha de São Paulo do dia 11 de janeiro trouxe na coluna Tendências/Debates a opinião do Professor Paulo Ghiraldelli Jr. Que me chamou a atenção para uma outra tendência da política brasileira a de que se alguém me critica é de direita. Assim, segundo o professor o tema da corrupção foi tomado pela direita. Mas quem é a direita?

“A classe média conservadora, vendo a sua impotência eleitoral ganhar clímax nos fracassos do PSDB, vai para a internet para “fazer política com as próprias mãos”.

“Despeja na rede toda a sua frustação e seu ódio à política democrática. Nesse tipo de onda, as pessoas começam a querer punições sem investigações acuradas, alimentando uma postura autoritária.”

“Para ele, a democracia passa a ser vista coommo algo ruim uma vez que ela parece só dar vitórias ao Lula ou, digamos, aos setores populares.”

“ Eis a minha conclusão, em forma de alerta: não é porque esses setores não possuem porta de quartel para bater que eles não deveriam ser vistos como fomentando algo perigoso.”

Aqui me parece importante fazer uma distinção, pois o que interessa a mim, a você, ao povo brasileiro em geral é ver se a política está sendo usada a nosso favor, resolvendo os nossos problemas: saúde, educação, segurança, trabalho, moradia. O tema de direita/esquerda nesse âmbito não faz o menor sentido.

Mas dizer que a "CLASSE MÉDIA" (O que é a classe média? Quem é contra a minha opinião?) por estar saindo as ruas por causa da CORRUPÇÃO nos governos é  conservadora  e  frustada  e  odeia  à  política democrática , me parece um total desvio de qual é o foco da questão.

Quer dizer que se alguém rouba dinheiro público ou se beneficia de seu cargo público para proveito pessoal deixou de ser um problema a ser enfrentado, desde que seja feito pelos companheiros e quem reclamar é classe média conservadora.

Por isso considero que em primeiro lugar está a verdade, é verdade ou não, o fato ocorreu ou não.

Em segundo lugar o tema tem de ser enfrentado de modo igual, tratando-se de um companheiro ou um adversário político.

Por último, respondendo a amigos que me questionaram tantas postagens sobre este tema, disse que a corrupção foi o ponto de partida, mas a reflexão é como ser ético na política?

Para mim somente pertencendo a um grupo, uma companhia humana que tenha como principal objetivo político e social o BEM COMUM, que antes de ser a somatória dos bens, é aquilo que é O BEM.

O melhor modo de combater esta onda, que eu tenho percebido em tantos momentos de colocar o tema da corrupção como o tema de conservadores, é refletirmos sobre a ética e principalmente agirmos em busca dela. Isso não ocorrerá sem que participemos.

Este ano, que mais uma vez iremos a urnas, é uma nova  oportunidade para buscarmos uma política justa e ética, que tem o bem comum como seu principal interesse.

PARTICIPE. RENOVA BRASIL.

Um comentário:

Carla Anunciatta de Carvalho disse...

Dr. Benedito, como sempre o Sr.compartilhando textos interessantes. A política é feita pelos homens e hoje como o texto esclarece, a culpa não é da direita e nem da esquerda, a culpa são dos homens que usam a política para enriquecer. Esse é nosso dilema, votar em homens do bem. Onde eles estão? Conheço poucos, sendo o Sr. um deles. Tanto o P$DB quanto o PT e outros partidos foram destruídos pelos homens do mal, principalmente pelas alianças vergonhosas e pelo afastamento da luta pelo bem estar do povo. Concordo que a única saída seja se informar e participar. Acredito que a ética da solidariedade ainda vai vencer essa batalha.
Carla Anunciatta