Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de maio de 2012

A PARTICIPAÇÃO DE TODOS FAZ DO VOTO DEMOCRACIA, NÃO CORRUPÇÃO

Semana passada coloquei em paralelo a recente eleição da França com a situação política no Brasil. Não havia nenhuma intenção de colocar a França como um exemplo de democracia para o Brasil.
 
Na minha opinião, não somos nem mais nem menos corruptos que franceses ou qualquer outro povo do mundo.
 
A principal diferença é que a prisão em casos de corrupção (como Mensalão e Cachoeira) é "menos frequente" em nosso país do que em outros.
 
Porque?
 
As nossa instituições não são suficientemente sólidas: o executivo vive muitas vezes a merce de interesses privados que nada tem de público (como o caso Cachoeira evidencia em abundância); o judiciário muitas vezes arvora-se de legislador (como no caso do aborto de anencéfalos) em outras de executivo (como no caso da discussão recente no STF sobre o PAC). Quando julga (o que é o seu papel de fato) toma atitudes das quais não se entende o beneficiário (como no caso recente da "dispensa do Cachoeira" de ir à CPI). O beneficiário sempre deveria ser o povo brasileiro.
 
Eu ia me esquecendo: temos também um legislativoNem sabemos o que faz: qual projetos de interesse público você sabe dizer foi votado na atual legislatura da Câmara municipal de sua cidade? Eu confesso que não sei. Qual o debate importante está ocorrendo no momento atual da sua Assembléia Legislativa ou no Congresso Nacional?
 
Todos sabemo que hoje o Congresso está as voltas com a CPI, mas fora isso que mais?

Com um legislativo assim como pode haver uma democracia? Sem esse poder ou quem julga legisla ou legisla quem executa.

Qualquer um dos casos não faz bem para a democracia.

Como sempre tenho falado aqui o único modo de mudança dessa situação é: em primeiro lugar colocar a educação como prioridade real e em segundo a participação de todos.

A nossa participação não pode significar simplesmente o voto que vamos dar no dia 07 de outubro desse ano.

É preciso participar da construção de uma candidatura, de tal forma que votar seja o resultado e não o fim.

PARTICIPA BRASIL!

Nenhum comentário: