Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de maio de 2012

QUAL A VERSÃO VERDADEIRA: DO LULA OU DO GILMAR? O QUE NOS INTERESSA?

Meu amigo me desculpe! Tenho de comentar o encontro entre Lula e Gilmar Mendes do STF noticiado esta semana com grande ênfase pela Veja e repercutido em toda imprensa. Digo isto porque semana passada um grande amigo criticou as minhas postagens dizendo que somente repetem as denúncias da imprensa e não fazem proposta. Respondo a ele tomando como tema este encontro e espero deixar claro, ao final, a minha proposta.

Insiro quatro versões do mesmo fato para partir do que realmente esta na imprensa: fala do ministro do STF Gilmar Mendes (leia), fala do Lula (leia) e dois editoriais da Folha de São Paulo com opiniões diferentes sobre o mesmo assunto - Janio de Freitas e Eliane Cantanhêde.

A minha opinião é que o encontro aconteceu realmente, mas se Lula fez ou não a tentativa de alterar a data de julgamento do Mensalão conforme alegado pelo Ministro Glimar nunca saberemos. Certamente cada um tem o seu interesse  no que fez.

Mas de que adianta falar deste assunto neste blog?

Ouvi de alguns amigos que a revista Veja está fazendo uma campanha sistemática contra o PT e Lula, por isso não seria  confiável,  tornando o assunto do encontro ou qualquer outro sem interesse. Assim, segundo eles devemos desconsiderar essas opiniões (que como qualquer opinião é algo parcial) e pautar a discussão política em propostas.

A primeira pergunta é: em que mundo estas propostas serão trabalhadas? Neste em que existem encontros como do Lula e Gilmar, que decisões que interferem com a vida de todos são tomadas e nós nem ficamos sabendo.

Por isso tenho tomado muitas vezes e continuarei tomando as reportagens de Veja ou de qualquer veículo de informação para iniciar a discussão deste blog.

Tomar como ponto de partida estes "fatos jornalísticos" não significa concordar com eles, mas o objetivo é me posicionar sobre eles e apresentar a minha opinião e propostas políticas.

Neste caso eu penso que não me interessa nada se Veja é contra Lula, se Fernando Henrique pode ter feito algo semelhante ao Lula, mas me interessa ver julgado o mensalão pelo STF e ver condenados todos aqueles que cometeram crimes, se cometeram.

Na minha opinião isto faz bem a democracia do nosso país.

Por isso tendo a estar a favor do Gilmar porque tem feito todo esforço que lhe cabe como ministro para que o julgamento ocorra, mesmo que faça isso porque é contra o Lula como citado acima. Ao mesmo tempo tendo a ser contra a atitude assumida pelo ex-presidente de tentar "melar" ou dar uma outra versão ao mensalão, porque isso somente interessa a ele e amigos, não interessa ao restante dos brasileiros. Eu não posso concordar com isso.

A conclusão e proposta que tenho feito nas minhas postagens e que resumo aqui são:
- como enfrentar essa situação? Com o nosso voto e com a nossa participação política. No meu caso propus com amigos o Grupo Política e Cultura (GPC);
- para posicionar-se frente ao que é veículado na imprensa a solução não será nunca desconsiderar, não falar, não debater;
- é fundamental que a educação torne-se a prioridade número um deste país, como sempre propusemos no GPC, para que todos possam ler, ouvir e assistir qualquer notícia sobre qualquer pessoa e ter a sua posição;
- e por último para enfrentarmos as corrupções e maracutais da nossa política e de nosso políticos, juristas, jornalistas, médicos e outros a nossa proposta é TRANSPARÊNCIA. Por isso sou totalmente favorável ao voto aberto (existem votos do legislativo que são secretos) como hoje está em debate na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Essa proposta não resolverá tudo, mas é um passo neste sentido.

QUAL A SUA OPINIÃO?

Nenhum comentário: