Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de maio de 2011

POLÍTICA! SERVIÇO OU DESSERVIÇO?

Partindo da minha última postagem (EU QUERO SER INTELIGENTE IGUAL O PALOCCI !?) pensei em recolocar o tema da política mais uma vez para apresentar uma proposta de política como serviço (POLÍTICA É SERVIÇO).

Que a discussão mais recente do mundo político sobre o “trabalho de consultor” do atual ministro da Casa Civil e ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci com seu consequente enriquecimento pessoal é um desserviço social grave é evidente, seja pelo aspecto de corrupção possivelmente embutido nele, seja pelo desinteresse pela política que causa na população.

Este é mais um caso entre tantos. São quase diárias as denúncias que aparecem na imprensa sobre atos de homens públicos gestores e principalmente políticos de possível corrupção no exercício de sua função.

QUE ESTE TIPO DE POLÍTICA SEJA UM DESSERVIÇO NÃO RESTA A MENOR DÚVIDA PRINCIPALMENTE PORQUE CAUSA A CRENÇA POPULAR DE QUE A POLÍTICA É CORRUPÇÃO MESMO.

Mas nós que acreditamos na política como um serviço o que temos a propor?

De antemão devo declarar que não acredito ser possível uma política diferente sem EDUCAÇÃO. Tenho esssa convicção porque não existe povo se não existir educação, tanto no seu sentido formal, de escola, quanto no seu sentido humano, de pessoas com uma identidade, com cultura no seu sentido mais pleno.

Se não há povo não pode haver política. Por isso as recentes discussões em torno dos (des)caminhos do Ministério da Educação não pode ser considerada um pequeno problema circunscrito a um pequeno círculo de interessados. Toda a sociedade precisa participar dessa discussão.

MAS O QUE É POLÍTICA? COMO PODE SER UM SERVIÇO REAL? Retirei alguns trechos da página ao lado proposta política:

“A política, enquanto mais completa forma de cultura, só pode ter como preocupação fundamental o homem”.

Na sua vida o “homem tem de lidar com o poder” e “o poder, ou é determinado pela vontade de servir à criatura de Deus no seu desenvolvimento dinâmico, isto é, servir ao homem, à cultura e à práxis que dela deriva, ou então tende a reduzir a realidade humana ao seu próprio objetivo.”

“Desse modo, a política deve optar se favorece a sociedade exclusivamente como instrumento, manipulação de um Estado e do seu poder, ou então, se favorece um Estado que seja verdadeiramente leigo, isto é, a serviço da vida social.”

Assim , política tem a ver com povo, mas não existe povo no genérico são pessoas reais com seus problemas reais. Esse deveria ser o principal interesse de qualquer Estado ou poder político.

A minha proposta é: ano que vem tem eleições municipais, de prefeitos e vereadores, como nos posicionarmos agora e não em outubro de 2012?

Podemos começar agora o exercício de uma nova política assim, porque se isso não ocorrer UMA POLÍTICA COMO SERVIÇO também não ocorrerá. Comece no seu espaço: família, amizade e trabalho, coloque essas mesmas interrogações para essas pessoas?

Comece por perguntar em quem votamos há quatro anos? O que os eleitos fizeram? Se não sei, uma coisa interessante é procurar saber. Isso vai ser o primeiro passo.

Depois veja se houve uma prática de política como serviço real ou um real desserviço.

Pense em que mudar para o ano que vem. Discuta nos seus círculos de amizade.

COLOQUE ALGUMA COISA EM MOVIMENTO EM VOCÊ E EM QUE ESTÁ PRÓXIMO DE VOCÊ.

VEJA! A NOVA POLÍTICA JÁ COMEÇOU! É POSSÍVEL APESAR DOS PALOCCIS E SARNEYS DA VIDA. DEPENDE DAS PESSOAS, DE MIM E DE VOCÊ. VAMOS COMEÇAR A CAMINHAR.

Um comentário:

Bruno Schettini disse...

Essa postura de buscar conheçer "com quem andamos" é muito importante. Gostaria muito de ainda presenciar este dia onde o "povo" realmente começasse a discutir política com outros olhos e a fiscalizar as coisas públicas como de fato são suas, nossas. Tenho esperança de ver o povo cobrar por uma educação decente, de qualidade e para todos, pois só com ela, impossível sem ela, o Brasil tem terá a chance de ser um país de todos e com mentalidade capaz de ter visão crítica, social e de desenvolvimento.