Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

E A CRISE CONTINUA!


Muito tem sido falado da atual crise mundial. Uma grande vertente é quando finalmente ela estará encerrada, de outro lado existe o debate a respeito de uma experiência humana muito difundida, de que após uma crise sempre vem um período de desenvolvimento.

Evidentemente as duas temáticas estão coligadas e apontam para uma única pergunta: o que levou a crise mundial?

Certamente muitos indicarão a bolha econômica montada a partir do sistema de créditos do sistema imobiliário americano. Sim, é verdade mas o que levou a essa crise, o que levou a esse consumo excessivo?

Na minha opinião como tem aparecido também na imprensa essa é uma crise de valores. O que leva uma pessoa desejar uma casa nova se ela já possui uma que lhe atende a todas as suas necessidades? Como as pessoas veem suas necessidades?

Existe em todo ser humano, toda pessoa um coração, um feixe de exigências e evidências originais: de amar e ser amado, de justiça, de beleza e felicidade. É aqui que que nascem os desejos humanos. Se porém, esses forem manipulados criando a idéia que uma coisa nova é a possível fonte de felicidade, a pessoa fará de tudo para tê-la.

A crise é de humanidade, essa cresce muito mais na ordem do ser do que do ter, mas isso presisa ser educado, principalmente nos jovens para que não sejam presas fáceis da manipulação econômica.

Cabe a nós que temos uma procupação social e política indicar qual é a crise de verdade, e assim poderemos ter a perspectiva de sairmos dela de fato desenvolvidos, talvez não economicamente, mas certamente em termos humanos e pessoais.












Nenhum comentário: