Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O QUE SERÁ DE NOSSOS FILHOS? E NETOS?

Há 31 anos eu era um recém-casado e como todo recém-casado frente a qualquer situação social mais preocupante pensava: que mundo os meus filhos encontrarão?

Hoje dos meus cinco filhos três já tem sua vida profissional encaminhada, embora em fases diferentes, e os dois mais novos ainda estão no início da adolescência e finalmente aquele futuro incerto que eu olhava há trinta anos chegou.

Numa semana em que a economia mundial está cheia de incertezas (será o início de um novo ciclo do capitalismo ou o seu fim?), distúrbios sociais em Londres,  vandalismos realizados por jovens que se organizaram pelas redes sociais  e no Brasil, finalmente ontem, o ministro da Agricultura caiu, após uma série de denúncias de corrupção, numa semana em que mais um esquema no ministério do turismo é revelado, desta vez não pela imprensa, mas pela polícia federal, EU DIRIA NÃO MUDOU MUITO.

A única diferença é que hoje me pergunto: QUAL SERÁ O MUNDO DOS MEUS NETOS?

Sim, não é somente porque completei esta semana 55 anos, mas meu filho mais velho que se casara em janeiro como comentei em AH! AQUELE AMASSADO NO CARRO, me contou junto com a esposa que ela estava grávida a aproximadamente 15 dias. SIM AGORA SOU AVÔ.

Pensando no mundo da minha neta (Elisa) ou do meu neto (Pedro ou Virgílio) as minhas perguntas são as mesmas de trinta anos atrás, embora agora  aos 55 anos eu possa dizer  que os problemas  renovam, mas continuam aí nos colocando sempre as mesmas interrogações.

Mas estes trinta anos não foram a confirmação de que afinal de contas o homem continua produzindo coisas feias, que nos entristecem de compartilharmos a mesma identidade, a mesma humanidade.

Foram trinta anos em que a certeza de que o meu desejo de ser feliz, que no fundo era a grande pergunta que estava por trás da interregoração sobre o futuro dos meus filhos e agora da minha neta/meu neto, ENCONTROU  UMA RESPOSTA.

Somos feitos de grandes perguntas sobre a nossa existência (de onde viemos, para onde vamos, que significado tem o nosso tempo de existência?) que aprendi nestes anos significam o desesejo de amar e ser amado, de ser feliz enfim.

Sou feliz porque encontrei um caminho!

Hoje sou cheio de certezas de que a RESPOSTA VEIO AO NOSSO ENCONTRO NUM PERDIDO 25 DE DEZEMBRO HÁ 2011 ANOS ATRÁS E PERMANECE CONOSCO e que a vida apesar dos "WAGNER ROSSIS" pode ser vivida como homens sem que por um segundo desistamos dela com tudo aquilo que ela tem, inclusive a política, que nestes casos é a primeira coisa que sem certezas tenderíamos a retirar de nossas vidas.

Hoje tenho mais um motivo (bem pequeno neste momento) para continuar trabalhando, colaborando na formação de médicos, de profissionais de saúde, com a certeza clara de que tipo de pessoas queremos formar (do tipo humano sem qualquer sombra de dúvida).

Hoje tenho mais um motivo para continuar batalhando com meus amigos do GPC no âmbito social e político na busca de um mundo mais justo e fraterno para todos.

Se você tem também certezas e filhos e netos venha com a gente.

Nenhum comentário: