Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de novembro de 2010

POLÍTICA DE ENFRENTAMENTO DO TRÁFICO NO RIO DE JANEIRO


POLÍTICA E CULTURA

Semana passada, todos acompanhamos como uma certa preocupação os acontecimentos ocorridos no Rio de Janeiro porque evidentemente todos temos uma experiência negativa de enfrentamento do tráfico pela polícia, em especial no Rio de Janeiro. Normalmente, o fracasso com consequências graves para as populações destas comunidades tem sido a regra. Além disso, outro resultado em passado recente foi a guerra urbana desencadeada por esses bandidos, cujo comando se dá a partir de presídios.
Felizmente dessa vez não foi o resultado que vimos, houve sucesso das forças de segurança que tomaram o controle da Vila Cruzeiro e depois do Complexo do Alemão.

Surgiram para mim algumas dúvidas porque o aspecto jornalístico realçou a batalha ganha como se fosse a guerra. Todos sabemos que não é assim: primeiro porque estamos falando da cidade do Rio de Janeiro, não é nem o estado. O que ocorrerá na baixada fluminense a partir desta vitória ou em outros centros urbanos com São Paulo e Belo Horizonte, para dizer somente duas capitais. Não houve controle nem da entrada da droga nem do consumo, motor que alimentará qualquer alternativa de comércio de drogas no país.

Como se comportou a política nacional no episódio. A presidente eleita Dilma, que falara toda a campanha de que usaria a proposta do Rio de Janeiro (as UPPs) como proposta para o país todo, no tema droga e segurança, calou-se por completo, antes ou depois. Tanto o Governador quanto o prefeito do Rio de Janeiro falaram de uma espécie de ressureição da cidade. É evidente que foi uma vitória importantíssima, mas estamos longe de ser a solução salvadora que eles falaram. A história evidentemente não tardará a desmenti-los, infelizmente.
E a imprensa, colocou-se ao lado ou contra de acordo com uma prévia posição assumida por aquele jornalista.

Acumulei um conjunto de tweets sobre o assunto que sugiro você veja no meu twitter. Quero ressaltar alguns:

- UOL Homepage Sob ataque: Prefeito do Rio pede que povo não se "acovarde" http://uol.com/bskry #UOL. Covarde é ele. O fato que exista uma polícia e exército na rua não lhe dá direito a isso. Veja o que ele falou depois da vitória abaixo.

- Luis Nassif: Conferindo "A Crise no Rio E O Pastiche Midiático" no Portal Luis Nassif: http://ning.it/gTNAVI.Assim como nas discussões sobre religião, o debate em torno da onda de violência que acomete o Rio de Janeiro assumiu um tom pueril e apaixonado. Em busca de um enfoque mais adulto e científico, reproduzo abaixo um excelente artigo assinado pelo ex-Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares”.

- Reinaldo Azevedo: Viva o Rio, abaixo a mistificação! Ou: o fracasso da política de Cabral é um sucesso!: Tentando, só tentan... http://bit.ly/dZhRjo2. “Tentando, só tentando, botar um pouco de ordem na barafunda. É claro que sou favorável às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Eu sou a favor, aliás, de tudo o que pacifique e não mistifique. O que tenho escrito aqui há quase dois meses, quando a bandidagem ainda fazia o obsequioso silêncio pré-eleitoral (por que acordou depois é um mistério bem-guardado até agora), é que não existe pacificação sem prisão de marginais. Para algum lugar, eu inferia, eles tinham ido, não é mesmo? Das três uma: a polícia do Rio pode prender os bandidos, matar os bandidos ou exportar os bandidos. Decretar a sua inexistência, bem, isso não era possível”.

- Terra: Moradores do Alemão tentam assimilar nova ordem http://bit.ly/fHQL4n #terra sobre o que a comunidade está falando sobre o ocorrido. É interessante uma fala de uma pessoa da comunidade: "A culpa disso aí não é dos nossos jovens que caíram no tráfico, é das autoridades que nos deixaram abandonados por anos. É obrigação deles consertar isso". A opinião é de Solange Alves de Souza, 47 anos, que trabalha há 15 anos na creche Municipal Nova Brasília, em uma das favelas do Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro. Quem são os verdadeiros responsáveis?
- Blog do Noblat: A polícia e o Estado de Direito http://bit.ly/dY358u. “Os relatos que começam a surgir de abusos de poder por parte de policiais na ocupação do Complexo do Alemão têm que ser investigados e reparados o mais rápido possível pelas autoridades responsáveis pela segurança pública no Rio, para que não se quebre o clima de solidariedade entre a população e a forças da lei, a principal razão do sucesso da operação”.  “Há centenas de comunidades no Rio de Janeiro ainda dominadas pelo tráfico e pela milícia, e não há sentido em cantarmos vitória”.

- VEJA: Paes: 28 de novembro será o ‘dia da refundação do Rio’ http://bit.ly/iePSDJ. Que papo furado do prefeito do Rio de Janeiro. Infelizmente os políticos ao invés de enfrentar os fatos como são querem sempre aproveitar para uso pessoal (no sentido do seu interesse pessoal).

- FOLHA(Gilberto Dimenstein): O tráfico não vai diminuir http://www.folha.com.br/pd837696 #folha. “Foi um grande presente de fim de ano para toda a nação ver a polícia ocupar os morros cariocas, retomando territórios dos marginais. Mas há uma pergunta simples, que faz com que tenhamos cautela diante da euforia: o tráfico vai diminuir? Vai diminuir se o consumo diminuir. Mas o consumo está diminuindo? Não há nenhuma evidência”. “A questão é bem mais complexa do que prender traficantes”. “O que combate o tráfico, de fato, são programas de educação, emprego e saúde pública”.

Trouxe alguns desses tweets que li para exemplificar um pouco do que vi.

Em primeiro lugar como já falei em outras vezes a política tem de estar sempre a serviço do povo.

A imprensa deve informar com lealdade para que os cidadãos possam formar a sua própria opinião. Não contribui em nada esta bagunça que imprensa faz, transformando uma questão tão séria para vida das pessoas, principalmente para aquelas que vivem nestas comunidades num circo, numa briga do próprio interesse.

O debate que o GPC quer fazer através deste site visa contribuir para uma informação que traga contribuição e uma política efetivamente a serviço do nosso povo.

Se você concorda com isso venha participar.

Nenhum comentário: