Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

VITÓRIA DA DILMA: NÓS NÃO SOMOS ANTI-PETISTAS SOMOS CRISTÃOS

POLÍTICA E CULTURA

DILMA VENCEU. E EU VOTEI DUAS VEZES NO SERRA.

O que isso significará para mim, para nós do GPC (Grupo Política e Cultura)? O mesmo que para o restante de todos os brasileiros, de bom e de ruim.
Nós não somos anti-petistas, como se com a vitória da Dilma e a derrota do Serra estivéssemos derrotados. Não!

A nossa confiança não estava no Serra porque não está na política, vem antes dela. Vem da experiência cristã que fazemos.

A partir dela, julgando a realidade, escolhemos o Serra. Podemos ter acertado ou errado na escolha que fizemos; nossa certeza está no motivo/no critério que utilizamos para escolher, e é com base nele que olhamos para a nova situação: a vitória de Dilma e tudo o que virá em consequência disso.

É importante não perdermos as experiências que fizemos nessa eleição e percebermos que é assim que devemos olhar para a realidade social e cultural na qual vivemos. O que será feito das prioridades saúde, educação e segurança que foram eleitas tanto por Serra quanto por Dilma durante a eleição? Quais são as nossas prioridades? São as mesmas? Se sim, qual a situação delas no momento atual e no futuro? Qual a contribuição que podemos dar?

Participamos de um movimento maior, que é a Companhia das Obras, no qual uma centena de iniciativas são realizadas por amigos nossos que buscam responder às necessidades de educação, saúde, trabalho e moradia de pessoas que encontramos todos os dias. Esta é a nossa resposta, esta é a nossa proposta, esta é a maneira com a qual fazemos política e julgamos a política e o atual governo do Lula e o futuro governo da Dilma.

Uma dessas iniciativas é o Dia Nacional da Coleta de Alimentos, que faremos no próximo sábado (06/11/2010) em 37 cidades de todo Brasil e para o qual convidamos você a ser voluntário conosco.

Para entender mais o gesto da Coleta proponho o próprio texto de apresentação disponível no site http://www.cdo.org.br/coletadealimentos onde outras informações poderão ser obtidas:

Um gesto simples: uma pequena compra de alimento, doada para quem precisa. É uma ocasião, sobretudo, de encontro com alguém, com uma pessoa, com um voluntário que também está doando seu tempo e energia para afirmar que só o ato gratuito nos torna satisfeitos, só a caridade nos expressa por completo. Todos os dias nos sentimos incapazes de reagir e tomar atitude frente às dificuldades e injustiças que vemos ao nosso redor, dificuldades e injustiças que às vezes nós mesmos provocamos, e nos sentimos impotentes. Mas, a realidade nos provoca através de um encontro. Não através de um discurso ou apelo moral, mas de um encontro. E temos uma certeza grande: este encontro provoca a nossa disponibilidade a dizer “sim”, um sim capaz de mudar o nosso coração, de mudar o mundo.

É assim que queremos olhar para o nosso voto no Serra e para a vitória da Dilma. Propomos que continuemos a julgar todos os fatos da nossa sociedade assim, com um olhar que nasce de uma experiência e não de um discurso político, ainda que bom ou do bem.

Nenhum comentário: